De acordo com dados da Federação Internacional de Robótica, a participação no mercado global de robôs industriais está crescendo e atualmente representa mais de 50% do mercado total de robôs. Prevê-se que as vendas anuais globais de robôs industriais aumentem para US $ 23,18 bilhões em 2020, muito superior aos US $ 16,82 bilhões em 2017.
O rápido desenvolvimento da indústria de robôs industriais também promoveu o desenvolvimento contínuo e a inovação da tecnologia de robôs, ao mesmo tempo em que mostra uma certa direção de desenvolvimento. No futuro, os robôs industriais desenvolverão principalmente as seguintes cinco tendências principais.
A colaboração homem-máquina é uma tendência importante para os robôs industriais e uma força motriz para esse crescimento. "Cobots" projetados para interação física segura com humanos em espaços de trabalho compartilhados estão encontrando seu lugar em uma ampla gama de indústrias.
Em um ambiente onde as pessoas precisam trabalhar em estreita colaboração com os robôs de forma mais esporádica e intermitente, a coexistência segura torna-se cada vez mais importante, como trazer diferentes materiais para o robô, alterar programas e verificar novas operações. A colaboração é essencial para aumentar a flexibilidade de fabricação para acomodar a produção de alto volume e baixo volume. As pessoas podem adicionar suas habilidades únicas para se adaptarem à mudança e improvisação, e os robôs adicionam resistência incansável a tarefas repetitivas.
2. Inteligência Artificial
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina também terão um impacto significativo na próxima geração de robôs industriais. De acordo com o vice-presidente da Robot Industry Association (RIA) e da Mexican A3 Advance Automation Association (A3), isso ajudará os robôs a se tornarem mais autônomos e a trabalharem lado a lado com seus colegas. Uma tendência que precisa ser observada de perto em 2019 é a fusão de IA, robótica e visão de máquina. Essa fusão de tecnologias relativamente diferentes abre novas oportunidades que nunca foram usadas antes. As startups que fazem isso incluem Plus One Robotics e RightHand Robotics.
Como outras indústrias aceitam a eficiência e flexibilidade que os robôs industriais podem fornecer, reduzir a dependência da indústria automotiva é outra tendência importante. À medida que outras indústrias aceleram a adoção de robôs, essa situação começou a mudar nos últimos anos. Tradicionalmente, a indústria automotiva respondia por mais de 60% do mercado norte-americano, mas em setembro de 2018 esse número caiu para 52%, e os pedidos não automotivos chegaram a 48% - os dois segmentos de mercado mais próximos da história dos relatórios RIA. de volta a 1984. Os setores não automotivos que estabeleceram novos recordes incluem ciências da vida, alimentos e produtos de consumo, plásticos e borracha e eletrônicos. Acreditamos que, à medida que os robôs se tornam mais hábeis, mais seguros e vêm em uma variedade de formas, eles se tornam cada vez mais atraentes para novos usuários em vários setores.
4. Digitalização
A digitalização também está tendo um impacto porque, como parte da Indústria 4.0, os robôs industriais conectados ocupam um lugar no ecossistema de manufatura digital.
A digitalização pode alcançar maior colaboração em toda a cadeia de valor - colaboração horizontal entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, ou colaboração vertical dentro das fábricas, como front-end de e-commerce e sistemas de CRM, sistemas ERP de negócios, planejamento de produção e logística. Colaboração entre sistemas de automação . Ambos os tipos de colaboração podem criar uma melhor experiência para o cliente, aumentar a eficiência da fabricação e aumentar a eficiência da engenharia para alternar entre os produtos com flexibilidade ou lançar novos produtos com mais rapidez.
5. Robôs menores e mais leves
Promover designs simplificados, menores e mais leves também são novas oportunidades para o desenvolvimento de robôs industriais. À medida que mais tecnologias de ponta são adicionadas aos robôs industriais, os robôs industriais se tornam menores, mais leves e ainda mais flexíveis, como a realidade virtual e a inteligência artificial.
-------------------------------------------------- ---FIM---------------------------------------------- ------------------------