CNC (controle numérico computadorizado), também denominado controle numérico. Refere-se ao controle automático de ferramentas de usinagem e impressoras 3D por meio de computadores. Uma máquina com CNC completará o processo de fabricação de uma peça de matéria-prima (metal, madeira, plástico, cerâmica, material composto) de acordo com o programa escrito sem intervenção humana. As máquinas-ferramentas que adotam o controle numérico são chamadasMáquina cncFerramentas.
Em modernos sistemas de controle numérico de computador, o projeto das peças de trabalho é altamente dependente de softwares, como projeto auxiliado por computador e manufatura auxiliada por computador. O software de manufatura auxiliado por computador analisa o modelo de projeto e calcula as instruções de movimento durante o processamento. O pós-processador converte as instruções de movimento e outras instruções auxiliares que precisam ser usadas durante o processamento em um formato que pode ser lido pelo sistema de controle numérico e, em seguida, o pós-processador. Os arquivos gerados são carregados na máquina de controle numérico do computador ferramenta para processamento de peças.
Depois que as instruções do programa são inseridas na memória do sistema de controle numérico, elas são compiladas e calculadas pelo computador, e as informações são transmitidas ao motorista para acionar o motor através do sistema de controle de deslocamento para cortar e processar a peça projetada.
História do CNC
O conceito de máquina de trabalho de controle numérico originou-se nos Estados Unidos na década de 1940. Ao produzir hélices de helicóptero, é necessário muito processamento de precisão. Naquela época, a Força Aérea dos Estados Unidos contratou engenheiros mecânicos para atender a essa demanda. Em 1947, John T. Parsons começou a usar o computador para calcular o caminho de corte da cama. Em 1949, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts foi comissionado pela Força Aérea dos Estados Unidos e começou a estudar o controle numérico baseado no conceito de Parsons.
Na década de 1950, foi lançada a primeira máquina de trabalho com controle numérico. A fábrica de máquinas investiu muito no sistema de controle digital para as necessidades da Força Aérea dos Estados Unidos, com foco principalmente na fresadora e corte de contorno. Parsons e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, combinados com o sistema de controle numérico e a fresadora de Cincinnati, desenvolveram o primeiroMáquina cncferramenta. Em 1958, a Kearney & Trecker desenvolveu com sucesso uma máquina de centro de usinagem com um trocador automático de ferramentas. O MIT também desenvolveu ferramentas de programação automática. Em 1959, a Fujitsu do Japão fez duas grandes descobertas para o controle numérico: a invenção de um motor de pulso hidráulico e um circuito de interpolação de pulso com método de cálculo algébrico. Isso acelera o progresso do controle numérico.
De 1960 a 2000, o sistema de controle numérico foi estendido a outras máquinas de processamento de metal, e a máquina-ferramenta de controle numérico também foi aplicada a outras indústrias. Os microprocessadores são aplicados ao controle numérico para melhorar significativamente as funções. Este tipo de sistema é denominado controle numérico do computador. Durante este período, surgiram novas máquinas-ferramentas rápidas de vários eixos. O Japão quebrou com sucesso a forma tradicional do fuso da máquina-ferramenta, moveu o fuso da máquina com um dispositivo semelhante a uma aranha e o controlou com um controlador de alta velocidade. É uma máquina-ferramenta rápida de vários eixos.
O Japão alcançou muitas realizações no desenvolvimento de máquinas-ferramentas de controle numérico computadorizado no mundo todo. Em 1958, Makino e Fujitsu cooperaram para produzir a primeira fresadora japonesa. Em 1959, a Fujitsu fez duas descobertas importantes: a invenção de um motor de pulso hidráulico (servo motor eletro-hidráulico) e um circuito de interpolação de pulso (interpolação) usando cálculos algébricos. Isso acelera o progresso do controle numérico. Em 1961, a Hitachi Kogyo completou sua primeira máquina de centro de usinagem e adicionou um trocador automático de ferramentas em 1964. A partir de 1975, a Fanuc (tradução chinesa: FANUC, independente do departamento de CNC da Fujitsu) empresa produção em massa e vendas de máquinas-ferramentas de controle numérico computadorizado ocupou um mercado internacional considerável. Nos últimos anos, o Japão desenvolveu com sucesso máquinas-ferramentas rápidas de vários eixos. Em 2012, o Japão continuou a manter sua posição como o campeão das exportações de máquinas-ferramenta com 9 bilhões de euros, e as máquinas-ferramenta alemãs ficaram em segundo lugar com 8,1 bilhões de euros. O terceiro, quarto e quinto são Itália, Taiwan e Suíça, respectivamente. A China está em oitavo lugar, atrás da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, com um valor de exportação de 1,5 bilhão de euros.
É importante notar que embora o tamanho da indústria de máquinas-ferramenta nos Estados Unidos não seja grande em comparação com a Alemanha, Japão, Taiwan, Suíça e Itália, e nem mesmo haja uma marca de máquina-ferramenta representativa, o principal motivo é que a maioria das as máquinas-ferramentas nos Estados Unidos são usadas nos Estados Unidos. E a maioria deles está relacionada a armas, então as exportações são estritamente controladas em termos de quantidade e tecnologia.
História do CNC na China
O desenvolvimento do controle numérico computadorizado na China continental começou em 1958. Em fevereiro de 1958, a primeira máquina-ferramenta CNC foi produzida em teste com sucesso na planta de máquinas-ferramenta nº 1 de Shenyang. Este é um torno de 2 eixos, controlado por um distribuidor de programa e desenvolvido pelo Harbin Institute of Technology. Em setembro do mesmo ano, o primeiro realFresadora CNCfoi desenvolvido em cooperação com a Universidade Tsinghua e o Milling Machine Research Institute e foi produzido em testes com sucesso na Fábrica de Máquinas-ferramenta nº 1 de Pequim.
Em 2009, o Wuzhong Group exportou três máquinas-ferramentas CNC superpesadas (broqueadora e fresadora móvel de pórtico CNC XK2645, fresadora e mandriladora CNC FB260 e torno fresador vertical de coluna dupla CNC CKX5280) para o Reino Unido. [2]
A China é atualmente o maior produtor mundial de máquinas-ferramenta, com um valor de produção de 14,7 bilhões de euros em 2012, respondendo por 22% da produção global. No entanto, não existe uma marca competitiva para controladores digitais na China continental. Os fabricantes de máquinas-ferramenta e unidades de pesquisa científica na China continental usam quase exclusivamente o controlador digital da Alemanha, do Japão e de Taiwan.